História do Petróleo

Exposição elaborada para apresentar a história do petróleo no Brasil durante Rio Oil & Gas.

A utilização de um filme translúcido permitiu que as paredes externas mudassem de cor.

Os 500m2 de área foram subdivididos em 9 ambientes interligados e refrigerados com previsão de portas de emergência. Em todos os ambiente o visitante podia interagir com a cenografia graças a sensores desenvolvidos especialmente para a exposição.

O mestre de cerimônias foi o ator José Wilker que surgia projetado em vídeo vestido de acordo com o tema do ambiente.

O tema do primeiro ambiente era “O Petróleo é nosso”. Ao tocar na mão de Getúiio Vargas impressa no painel, o espectador ouvia o discurso que o presidente fez na fundação da Petrobras nos anos 50.

O segundo ambiente representava a busca do petróleo na Bahia e a evolução das bombas de combustível.

O terceiro ambiente representava a busca do petróleo no mar. Um efeito mecânico fazia o piso subir e descer fazendo o visitante se sentir num embarcação no meio do oceano.

O ambiente seguinte mostrava os robôs desenvolvidos pela Petrobras  para a pesquisa de petróleo na amazônia. O visitante se sentia dentro da floresta devido aos aromas pulverizados no ambiente e os sons das aves que saiam das caixas de som ocultas.

Ao sair dali o visitante tinhas contato com a tecnologia desenvolvida no CENPES – Centro de Pesquisa da empresa para os combustíveis e prospecção de petróleo.

O sucesso da exposição foi tão grande que a remontamos em tempo recorde no Salão Negro do Congresso Nacional em Brasília.